sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Radioterapia contra câncer de mama pode aumentar risco de doenças cardíacas

Mulheres que tiveram câncer de mama no lado esquerdo do corpo e que foram tratadas com radioterapia precisam ficar mais atentas à saúde cardíaca. Segundo estudo publicado no Journal of Clinical Oncology e realizado por pesquisadores da University of North Carolina e do Lenox Hill Hospital, ambos nos Estados Unidos, essas mulheres podem ter maior risco de desenvolverem estreitamento das artérias que levam sangue ao coração.

A conclusão foi obtida através da análise de 8.190 mulheres suecas que tiveram câncer de mama entre 1970 e 2003. Dessas, 199 passaram por angiografia coronária, o que sugere uma doença do coração considerável. O estreitamento das artérias coronárias (chamado de estenose) é classificado em uma escala de zero a cinco, onde zero indica um vaso sanguíneo saudável, enquanto cinco indica um vaso sanguíneo bloqueado.

Quando os pesquisadores compararam mulheres que passaram por radioterapia do lado esquerdo do corpo contra aquelas que receberam do lado direito, descobriram que a ocorrência de estenose entre os graus três e cinco nas artérias do lado esquerdo era 4,38 vezes maior nas que receberam radioterapia do lado esquerdo. Já a incidência de estreitamentos de níveis quatro ou cinco foi de 7,22 vezes maior para essas mesmas mulheres.

Os resultados também mostraram que, nas mulheres que receberam radiação em áreas próximas às artérias do coração, ou seja, em áreas de alto risco, o risco de um estreitamento de grau três a cinco foi quase duas vezes maior do que naquelas que passaram por radiação em áreas de baixo risco ou que não fizeram radioterapia.

uol

Nenhum comentário: