quinta-feira, 14 de julho de 2011

Estresse atinge duas em cada três brasileiras

Duas em cada três mulheres brasileiras se consideram estressadas. Elas são as mais afetadas pelo problema de toda a população feminina da América Latina. No ranking mundial, o Brasil ocupa a quarta posição, entre 21 países - desenvolvidos e emergentes.


Exatamente 6,5 mil mulheres participaram do estudo The Women of Tomorrow (A mulher do amanhã, em tradução livre) elaborado pela consultoria Instituto Nielsen. Dessas, 318 são brasileiras: entre elas o nível de estresse foi de 67%. As entrevistas ocorreram entre fevereiro e abril deste ano.

Entre os emergentes, o país com maior proporção de mulheres que afirmam sofrer estresse é a Índia (87%), seguida por México (74%) e Rússia (69%). Já entre as nações desenvolvidas, as mais estressadas são as espanholas (66%), as francesas (65%) e as italianas (64%).

Segundo a pesquisa, o estresse é atribuído às várias funções desempenhadas pelas mulheres e à falta de tempo para o descanso. ?As mulheres sentem a cobrança para ter uma carreira e manter as responsabilidades da vida familiar segundo os padrões tradicionais?, afirma a consultoria. As mais tranquilas são as suecas e as malaias - países que têm 44% de estressadas. As informações são do Jornal da Tarde.

Nenhum comentário: