segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Leite achocolatado pode reduzir inflamações, diz estudo

Chegue para lá, vinho tinto. Abra espaço para o leite achocolatado. Um novo estudo sugere que o consumo regular de leite desnatado enriquecido com o flavonóide do cacau pode reduzir inflamações, potencialmente desacelerando ou prevenindo o desenvolvimento de arteriosclerose. Os pesquisadores notaram, no entanto, que o efeito não foi tão expressivo quanto o observado com o vinho tinto.
Cientistas de Barcelona, Espanha, recrutaram 47 voluntários de 55 anos ou mais que corriam risco de ter doenças cardíacas. Metade recebeu saquinhos de 20 gramas de pó de cacau solúvel para beber com leite desnatado duas vezes ao dia, enquanto o restante bebeu apenas leite desnatado. Depois de um mês, os grupos foram trocados.
Testes de sangue constataram que após os participantes terem bebido leite achocolatado duas vezes ao dia por quatro semanas, eles tiveram níveis significativamente mais baixos de vários biomarcadores inflamatórios, embora alguns indicadores de inflamação celular não tenham sofrido mudanças.
Os participantes também tiveram níveis significativamente mais altos de HDL, o colesterol bom, após concluírem o regime de leite achocolatado, segundo o estudo, que aparece na edição de novembro do American Journal of Clinical Nutrition e já está disponível online.
"Como a arteriosclerose é uma doença inflamatória das artérias de baixo grau de gravidade, a ingestão de cacau regular parece prevenir ou reduzir" a inflamação, disse o doutor Ramón Estruch da Universidade de Barcelona, autor principal do artigo, acrescentando que mais estudos são necessários.
THE NEW YORK TIMES

Nenhum comentário: