segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Teste em grávida evita contágio de vírus perigoso em bebê

O HTLV - vírus que causa problemas neurológicos degenerativos e alterações no sangue responsáveis pela leucemia - poderia deixar de ser transmitido das mães contaminadas para seus bebês se o teste de diagnóstico fosse oferecido no pré-natal. Mas o exame, que desde 1993 é obrigatório nos doadores de sangue, não faz parte dos procedimentos que, segundo o Ministério da Saúde, devem ser oferecidos às grávidas. De acordo com especialistas, muitas vezes o teste-diagnóstico não costuma ser indicado nem na rede privada de hospitais.
"Estamos lutando para a inclusão da testagem para HTLV nos exames pré-natal da rede pública, pois hoje ele não é oferecido para a gestante. Se ela souber que é portadora do vírus, poderá evitar a transmissão para o bebê. É só a mulher não amamentar, já que o vírus pode ser transmitido no aleitamento", ressalta Sandra do Valle, que faz parte da Associação Lutando para Viver, dos pacientes do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Na semana passada, Sandra e outros pacientes foram à Alerj pedir mais atenção aos portadores da doença. Além de ser transmitido pelo leite, o vírus pode ser passado por transfusão de sangue, sexo e compartilhamento de agulhas e seringas. "A doença tem caráter progressivo e é incapacitante. O paciente vai perdendo a força nos membros inferiores e evolui para a cadeira de rodas", explica a infectologista da Fiocruz, Ana Claúdia Leite. "Nos bebês, aumenta muito o risco de leucemia", acrescenta.

TERRA

Nenhum comentário: