segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Em greve há 12 dias, bancários mantêm 35% das agências do país paralisadas

Bancários de todos os Estados e do Distrito Federal seguem paralisados nesta segunda-feira (5), o 12º dia de duração da greve. Balanço divulgado na última sexta-feira (2) pela Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) aponta que 7.053 postos de trabalho foram paralisados, o que representa mais de 35% do total. A greve da categoria começou com 2.881 postos fechados.
A Fenaban ("braço" sindical da Febraban - Federação Brasileira dos Bancos), não informa sobre a adesão à greve. Os bancários rejeitaram proposta oferecida pela federação, que ofereceu reajuste de 4,5% nos salários no último dia 17. A categoria pede reajuste de 10%, além de PLR (Participação nos Lucros ou Resultados) composta por três salários mais valor fixo de R$ 3.850. A proposta da Fenaban previa pagamento de 1,5 salário, limitado a R$ 10 mil e a 4% do lucro líquido do banco. Os trabalhadores pedem ainda proteção ao emprego, mais contratações, além do "fim do assédio moral e da metas abusivas".
Como pagar suas contas
A paralisação das agências não altera as datas de vencimento de contas e dívidas. A Fenaban orienta a população a procurar as agências e, se caso estiverem fechadas, pagar as contas em casas lotéricas, supermercados, farmácias, pela internet ou por telefone.

Nenhum comentário: