terça-feira, 2 de setembro de 2008

Enem deverá ser reformulado para 2009

RIO - Em entrevista concedida ao programa Painel RBS, neste segunda-feira, o ministro da Educação, Fernando Haddad, revelou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está passando por reformulações em 2009 para permitir comparações do desempenho dos estudantes com relação à edição anterior da prova, informou o site do MEC.
"Esse instrumento permite um diagnóstico do ensino médio, mas ainda não podemos avaliar os resultados de um ano para o outro", explicou Haddad.
Alunos que fazem vestibular serão os maiores beneficiados pela mudança, já que grande parte dos processos seletivos das universidades permite apenas a utilização da nota do último Enem. Hoje, quem fez o exame em 2006 e quer prestar vestibular em 2008 não pode usar a pontuação do Enem, o que poderá passar a fazer. A mesma restrição prejudica quem busca bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni), do governo federal, e só pode usar a nota do Enem se tiver feito da última prova.
Seguindo padrões internacionais, o Inep, órgão do MEC responsável pelo Enem, pretende que seja possível comparar as notas de diferentes edições do Enem, o que não ocorre atualmente.
- O Enem é uma prova clássica que tem bastante sucesso de público. Mas tem uma deficiência de medida, porque os anos não são comparáveis - justificou o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Reynaldo Fernande

FONTE:O GLOBO ON LINE.

Nenhum comentário: