terça-feira, 28 de agosto de 2012

Governo acata contraproposta dos servidores da Anvisa, mas categoria mantém greve


A Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) decidiu manter a greve dos servidores públicos federais da Anvisa apesar de o governo ter acatado a contraproposta da categoria. Essa continuidade da greve, no entanto, pode prejudicar o abastecimento de remédios no País. Um levantamento da ANPH (Associação Nacional de Hospitais Privados) apontou que 75 % dos hospitais já enfrentam problemas de abastecimento.
As reuniões ainda ocorrem durante o dia, mas a greve, que começou no dia 16 de julho, permanece até o acordo final. A inflexibilidade do poder público seria o motivo para a ampliação da greve, segundo Giulio Cesare da Silva Tartaro, diretor do comando nacional de greve.
— O governo disse que não tinha mais dinheiro, e acatou a contraproposta. Não esperávamos que a greve durasse mais do que 30 dias. Ele [o governo] endureceu e não atendeu à proposta.
Giulio também faz uma analogia da negociação da Fenasps com a dos servidores do Itamaraty.
— O Itamaraty, que é um órgão diplomático, que tem embaixadas no exterior, fizeram dois dias de greve e conseguiram tudo. Como é que se explica isso? Tem categorias que estão levando aumento que não esperavam.

Sobre o desabastecimento de produtos ligados à saúde, a Fenasps nega que a greve dos servidores da Anvisa seja a responsável por isso, mas reconhece que o abastecimento está abaixo do previsto.
R7

Nenhum comentário: