quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Condenação vai manchar governo Lula, diz FHC


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem em São Paulo, ao comentar o julgamento do mensalão, que "as pessoas estão acompanhando e não acreditam que dê em alguma coisa", como revelou a última pesquisa Datafolha, mas que isso não deveria acontecer.
"É preciso que dê em alguma coisa. Não estou dizendo 'condena todo mundo' ou 'absolve todo mundo', mas que as pessoas entendam as razões pelas quais o juiz condenou ou não condenou. O país todo está prestando atenção. Eles devem justificar, condenando ou não", afirmou o ex-presidente.
Questionado se uma eventual condenação irá manchar o governo Lula, FHC respondeu que sim.
APROVAÇÃO
Ele ressalvou porém que, apesar do julgamento, a presidente Dilma Rousseff manteve aprovação elevada, como revelou a pesquisa Datafolha publicada no domingo, "porque o povo está achando que ela está [agindo] direito" e é "contrária a essas posições antigas do PT".
O Datafolha levantou, em pesquisa realizada no último dia 9 de agosto, que o governo Dilma é avaliado como ótimo ou bom por 62% dos eleitores, e como regular para 30%. Apenas 7% dos entrevistados consideram o atual governo ruim ou péssimo.
Ao participar de um seminário sobre educação em São Paulo, Fernando Henrique também defendeu Dilma no conflito com os servidores federais em greve. "A presidente Dilma está num momento de dificuldade fiscal", disse.
"Os funcionários se habituaram, no governo Lula, que tinha mais folga, a receber aumento. Ela não tem a mesma condição, não pode, então enrijeceu. Eu não vejo que ela pudesse não enrijecer", comentou o ex-presidente.
Dilma e FHC trocam elogios desde o ano passado, quando ela destacou o papel do ex-presidente no combate à inflação. O tucano, por sua vez, saudou a atuação da presidente no combate à corrupção.
Uol

Nenhum comentário: