terça-feira, 31 de julho de 2012

Ministério Saúde e Facebook fecham parceria para incentivar doação de órgãos no Brasil


O ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (30) um campo no Facebook para que usuários indiquem junto com seus dados pessoais no perfil da rede social se é doador de órgãos. A funcionalidade na rede social já está ativa para outros países desde 1º de maio. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a doação no Brasil.
Ainda assim, a doação só poderá acontecer após autorização da família.
O ministro da Saúde Alexandre Padilha destacou que a estratégia consiste em usar as redes sociais para aumentar o diálogo com a população brasileira. Ele lembrou que, atualmente, quase 180 milhões de brasileiros têm acesso a internet e quase 40 milhões usam o Facebook.
“Esta parceria facilita que qualquer indivíduo deixe clara a sua opção de ser doador, de registrar em vida que deseja ser um doador”, disse. “Acreditamos que vamos criar um burburinho e dialogar com o público jovem para que, desde o começo, possa optar por registrar o desejo de ser doador”, completou.
O vice-presidente do Facebook para a América Latina, Alexandre Hohagen, explicou que a nova ferramenta permite aos usuários declararem a intenção de serem doadores de órgãos em apenas alguns minutos e compartilhar a informação com os amigos e membros da família que também têm perfil na rede social.
“Para doar órgãos, é fundamental que haja o conhecimento e o consentimento da família. No momento em que isso for necessário, a família e os amigos saberão da intenção das pessoas. Esta estratégia não substitui o caminho formal, mas ajuda a tornar a intenção mais clara”, concluiu.

UOL

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