quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Ataque a celulares está entre as principais ameaças de 2012

A fabricante de antivírus McAfee divulgou nesta quinta-feira as principais ameaças da internet em 2012. O levantamento, realizado pela McAfee Labs, foi feito depois de uma análise das principais práticas dos cibercriminosos nos últimos 12 meses. Segundo a companhia, deve haver um aumento dos ataques destinados a serviços públicos, sistemas operacionais, dispositivos móveis, spams e ameaças envolvendo questões políticas (hacktivismo) e ciberguerra.

A McAfee alerta ainda para o aumento de malwares em celulares, principalmente através de aplicativos mal-intencionados que, após o download, podem enviar diversos anúncios ou mesmo mensagens de texto a partir do celular infectado. O aumento no número de spams também é esperado. A tendência é o envio de e-mails de empresas de publicidade que obtêm suas listas de destinatários por meios desconhecidos, porém legais. As companhias podem obter as listas de empresas que encerraram suas atividades ou fazer parceria com outras entidades de publicidade ou provedores de listas de e-mails sem levar em consideração as políticas de privacidade.

Dicas de segurança
Para se proteger dessas ameaças, a McAfee orienta os usuários a ficarem atentos a sites que solicitam o download de softwares adicionais e fazer downloads apenas de empresas nas quais o consumidor confia. Com esse cuidado, pode-se evitar a instalação de um "robô" ("bot"), que domina o computador e permite que hackers usem o sistema para enviar spams ou executar ataques. Além disso, a empresa orienta que desligar o equipamento sempre que não for utilizá-lo evita que os criminosos tenham acesso a ela.
Usar senhas de alta segurança, combinando letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais é outra saída para dificultar ataques. A McAfee também orienta a responder apenas a e-mails de conhecidos e não fornecer informações pessoais a empresas que as solicitarem por e-mail para evitar ataques de phishing.
Terra

Nenhum comentário: