terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Ahmadinejad chama de ignorantes os que acusam o Irã de produzir armas nucleares

Em visita à América Latina, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse ontem (9) em Caracas, na Venezuela, que acusar os iranianos de produzir armas nucleares é uma ignorância da comunidade internacional.  "Eles dizem que fazemos bombas, isso é ignorância", reagiu. A afirmação ocorre no momento em que especialistas estrangeiros insistem em dizer que há enriquecimento ilícito de urânio no programa nuclear iraniano.

Desde 2010, o Irã sofre uma série de sanções econômicas, comerciais e financeiras fixadas pela maior parte da comunidade internacional. Para ela, o programa nuclear do Irã é suspeito, pois houve dificuldade de fiscalização das usinas e há sinais de irregularidades – sob o ponto de vista da legislação internacional. Os iranianos negam as suspeitas.
Da Agência Brasil, em Brasília

Vale concorre a nomeação de pior empresa do mundo
A mineradora brasileira Vale é uma das seis finalistas do "Public Eye Awards", nomeação internacional que lista as empresas que mais causaram problemas sociais e ambientais no mundo. O "prêmio" é organizado pela Berne Declaration (Declaração de Berna) e pelo Greenpeace desde 2000.
A empresa com mais votos será anunciada durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, que ocorre entre os dias 25 e 29 de janeiro.

As outras candidatas são a mineradora Freeport (com sede no Arizona, EUA), a sul-coreana de eletrônicos Samsung, a japonesa de energia Tepco (Tokyo Electric Power Company), o banco britânico Barclays e a empresa suíça no setor de agronegócios Syngenta.

A indicação da Vale para o prêmio foi feita pela Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale (International Network of People Affected by Vale), por meio da organização brasileira Rede Justiça nos Trilhos, sediada no Maranhão, em parceria com as ONGs internacionais Amazon Watch e International Rivers.

A justificativa é "inúmeros impactos ambientais, sociais e trabalhistas causados na última década pelas atividades da corporação no Brasil e no mundo".
"Os problemas da Vale têm ficado cada vez mais expostos nos últimos anos, principalmente com a formação de uma rede internacional de atingidos pela companhia. Essas pessoas têm mostrado situações que a empresa prefere não falar sobre, como os danos que serão causados por Belo Monte", afirma Danilo Chammas, assessor jurídico da Justiça nos Trilhos.
uol

Nenhum comentário: