sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Afogamentos estão entre as principais causas de morte no verão

Dezembro, janeiro e fevereiro são os meses em que mais pessoas morrem por causa de afogamentos. De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, em 2010 mais de 5,4 mil pessoas morreram afogadas ao longo do ano, sendo que dois mil óbitos ocorreram no período em que a maioria dos brasileiros tira férias.

Com base em estudo do Ministério da Saúde, os afogamentos estão entre as dez principais causas de morte em todas as capitais da região Norte e em seis do Nordeste, além de Campo Grande, Cuiabá e Goiânia.

O órgão afirma que 51% das vítimas têm menos de 30 anos de idade e 8% estão abaixo dos cinco anos. O afogamento também foi considerado a segunda causa de morte acidental entre garotos de cinco a 14 anos.

O risco, no entanto, não se limita às praias. Juan Escalante, diretor adjunto do Departamento de Análise de Situação de Saúde, aponta também que piscinas domésticas e até banheiras são locais em que é possível ocorrer afogamentos.



Mesmo que a morte não seja imediata, o acidente pode tornar-se fatal, pois pode causar problemas respiratórios devidos à aspiração de líquido ou a infecções adquiridas.

Para prevenir, os adultos devem estar sempre próximos  das crianças enquanto elas estiverem na água, mesmo que elas saibam nadar. Para evitar o afogamento de adultos, é preciso ficar alerta é para o consumo de álcool e certos medicamentos, pois provocam a diminuição da concentração, piora dos reflexos e perda de equilíbrio, aumentando as possibilidades de afogamento.

UOL

Nenhum comentário: