quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Precaução com raios ultravioleta deve aumentar mesmo com dias nublados, recomenda médica

Predominância de nuvens e chuvas no Rio é a previsão para o verão que começa amanhã (21), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As condições atípicas, porém, não diminuem a necessidade de prevenção contra os raios ultravioleta, que causam câncer e o envelhecimento precoce. Segundo a dermatologista Daniela Lemes Nunes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, mesmo sem sol, é preciso usar protetor solar e evitar a exposição prolongada ao sol.

"No verão é quando os raios ultravioleta são mais intensos devido à proximidade da Terra com o Sol, principalmente entre as 10h e as 16 horas. O protetor solar deve ser aplicado diariamente pelo menos 20 minutos antes da exposição ao sol", disse a médica, acrescentando que o suor e a água retiram o protetor, por isso é importante reaplicá-lo a cada três horas.

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), as expectativas para 2012 são de 65 novos casos de câncer de pele não melanoma para cada 100 mil homens e 71 para cada 100 mil mulheres.

De acordo com a dermatologista, a tendência é que o protetor solar se torne cada vez mais fundamental ao longo dos anos, mesmo dentro de casa.
Além do protetor solar, a médica recomenda boné, chapéu ou guarda-sol para proteger orelhas, nuca, nariz e boca, e mesmo mulheres que usam maquiagem com filtro não podem dispensar o protetor solar. "A proteção do filtro da maquiagem será complementar, porque os filtros são baixos", esclareu Daniela.

Agência Brasil

Nenhum comentário: