segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Oposição quer explicações do presidente da Caixa sobre fraudes

O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), apresentou nesta segunda-feira (19) requerimento pedindo que o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, seja convidado a esclarecer a suspeita de que o banco estaria envolvido em uma série de transações financeiras suspeitas que podem gerar perdas de R$ 1 bilhão para os cofres públicos.

A Folha revelou no domingo que uma omissão misteriosa ocorrida na própria Caixa permitiu que uma corretora carioca chamada Tetto vendesse papéis da dívida pública de baixo ou nenhum valor por preços acima do mercado.

O Congresso, no entanto, entra em recesso na próxima quinta-feira. Se aprovado o pedido de esclarecimentos, Hereda só deve comparecer ao Senado em fevereiro.

A análise será na Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle, que tem ampla maioria.

"É mais uma fraude da maior gravidade que se anuncia em uma instituição do governo federal. O desvio pode ter chegado a R$ 1 bilhão. Não teremos mais tempo neste ano, mas no inicio de fevereiro é importante que o presidente da Caixa venha prestar esclarecimentos".

No período em que foram realizadas as transações, de setembro de 2008 a agosto de 2009, o sistema de informática da Caixa responsável por informações relativas aos papéis ficou fora do ar.

O banco público classificou a pane como "erro", atribuindo-o a uma empresa de informática terceirizada.

A Caixa acionou a Polícia Federal e entrou com um processo na Justiça acusando a Tetto de vender "gato por lebre".


UOL

Nenhum comentário: