quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

"Está ocorrendo uma limpeza humana nas cidades do país", diz Dilma sobre violência contra moradores de rua

Dando sequência à tradição do antecessor Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente Dilma Rousseff participou na manhã desta quinta-feira (22) da celebração de Natal dos catadores de materiais recicláveis, na quadra do Sindicato dos Bancários, no centro da São Paulo. Desde 2003, Lula participou dos encontros em todos os anos, mas não pode comparecer hoje por questões de saúde –o ex-presidente está em tratamento de um câncer na laringe.
No evento, Dilma foi cobrada por dirigentes do Movimento Nacional da População em Situação de Rua e do Movimento dos Catadores de Material Reciclável sobre a violência –inclusive policial– contra moradores de rua. Em 2011, 142 moradores de rua foram mortos no país.
“Com relação à violência contra a população de rua, o governo vai fazer tudo que puder. A gente não controla a polícia de cada Estado, mas acho fundamental criar com os governadores um diálogo para impedir isso [a violência contra moradores de rua]. De fato, está ocorrendo uma limpeza humana nas cidades do país”, disse a presidente.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), a indústria da reciclagem movimenta cerca de R$ 8 bilhões por ano e abrange até 1 milhão de pessoas que vivem diretamente da atividade. São aproximadamente 1,1 mil cooperativas e associações de trabalhadores no setor.

Os sindicalistas da UGT --da qual o Sindicato dos Comerciários de SP é filiado-- compareceram em todas as vistorias de Kassab ao shopping. Dirigentes do PSD já sinalizaram a intenção de apoiar um candidato tucano na eleição municipal paulista.
Posteriormente, Covas também foi vaiado, mas por catadores. Eles cobraram do governo do Estado o fim da incineração de resíduos. “Me comprometo a fazer uma discussão séria sobre essa questão da incineração”, disse Dilma.

UOL

Nenhum comentário: