quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dilma defende Estado Palestino como membro efetivo da ONU e vaga para o Brasil no Conselho de Segurança

A presidente Dilma Rousseff defendeu em seu discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) o reconhecimento do Estado Palestino como membro pleno das Nações Unidas. Na mesma fala, ela discorreu sobre os avanços econômicos e sociais do Brasil para reivindicar ao país uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da instituição.
Em um discurso firme e bastante aplaudido nesta quarta-feira (21) em Nova York, nos Estados Unidos, a presidente brasileira atendeu às expectativas palestinas.

- É chegado o momento de termos a Palestina como representante aqui.

Antes, ela já tinha alfinetado os Estados Unidos ao falar da crise no Oriente Médio (onde fica a Palestina) e defender a "Primavera Árabe", como ficou conhecida a sucessão de manifestações populares desses países desde o final de 2010.
De acordo com ela, “o Brasil está pronto para assumir suas responsabilidades como membro permanente do Conselho de Segurança”.

Além do Brasil, ela também pediu que o Conselho incorporasse novos membros permanentes e não permanentes.

- A cada ano que passa mais urgente se faz uma solução à falta de representatividade do Conselho de Segurança da ONU. [...] O tema já entra em 18º ano. Não é possível protelar mais.

R7

Nenhum comentário: