Esta era uma das medidas mais esperadas das reformas do presidente Raúl Castro, que vem promovendo a abertura econômica do país.
A edição digital da "Gazeta Oficial" estabelece uma série de regulações para colocar em andamento "a transmissão da propriedade de veículos através da compra e venda ou doação" entre cubanos que vivem na ilha e estrangeiros residentes, permanentes ou temporários.
O governo permitirá a compra de carros novos para cubanos que obtiverem rendas em moedas ou pesos conversíveis --equivalente ao dólar-- por "seu trabalho em funções designadas pelo Estado ou no interesse deste", e dependerão da permissão do ministério do Transporte.
Segundo o texto, a autorização será concedida "uma vez a cada cinco anos". No caso dos estrangeiros residentes, eles poderão comprar os carros em Cuba ou importá-los, com um limite de até dois veículos durante sua permanência na ilha.
Até agora, os cubanos só poderiam comprar e vender os modelos de antes da revolução de 1959, quase todos de fabricação norte-americana.
Da France Presse
Nenhum comentário:
Postar um comentário