segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Consumo: bebidas, fumo e jogos sobem quase o dobro da inflação, diz FGV

Em três anos, os produtos e serviços ligados a vícios e lazer, ficaram acima da inflação acumulada medida pelo IPC-10 de 16,07%. Os vícios, como bebidas alcoólicas, fumo e jogos lotéricos foram os que mais tiveram reajuste, de 30,96% para o período.


Segundo os dados da pesquisa realizada pelo Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas), divulgada nesta segunda-feira (5), enquanto os vícios acumularam reajuste de quase o dobro da inflação, as virtudes, como educação, livros, cinema e academias, tiveram reajuste maior que a inflação, porém, em menor intensidade que os vícios, 18,73% no período.

De acordo com o levantamento, o conjunto de produtos considerados vícios, tiveram aumento real de 12,83% em três anos.

Vícios x virtudes

A pesquisa aponta que o cigarro teve o maior índice de reajuste, com 40,19%, quase o dobro do aumento obtido nas academias de ginástica, que foi de 24,75%.

Já os menores reajustes ficaram por conta dos livros, jornais e revistas, com 10,77% e dos jogos lotéricos, com 15,49%.

Para o economista responsável pela pesquisa, André Braz, “sabendo para onde vai o orçamento, as famílias conseguem fazer melhor suas escolhas e, até, economizar. O dinheiro gasto com as virtudes é uma espécie de investimento. Já o dinheiro usado com os vícios, este não volta”, explica.



info money



Nenhum comentário: