Se você é do tempo que a internet se resumia as salas de bate-papo e conversas online com seus amigos através do Mirc, trata-se de se atualizar. A web vem se tornando uma forte aliada de aprendizado e já conquistou boa parte dos candidatos que se preparam aos concursos públicos. As novas ferramentas disponibilizadas na grande rede, como aulas gravadas, vídeos e “tira dúvidas” com o professor via email fazem parte da modernidade e podem fazer aquela diferença na hora da seleção.
Mas nem tudo é positivo nesta conexão com o mundo digital. Com a inserção dos hábitos online, o concurseiro passa a trocar os livros tradicionais por conteúdos de sites e blogs. Esta ferramenta, apesar de ser mais ágil, exige alguns cuidados. Segundo a professora de português Ana Lídia Queiroz, o concurseiro deve observar quais sites são mais confiáveis e verificar a mesma informação em outros meios, como livros, apostilas e até mesmo jornais.
“Hoje em dia, a internet é o primeiro livro do aluno. E, por ter um conteúdo mais acessível e em grande quantidade, sempre é bom verificar a origem dos dados”, comenta Lídia. Mas, esta “ameaça” no informação também pode ser evitada com a nova roupagem do livro tradicional. Ou seja, os e-books (livros digitais). “A solução neste caso também é baixar os livros gratuitos que são oferecidos na internet ou acessar blogs de professores conhecidos no mercado. Desta forma, o conteúdo se torna um aliado”, defende Flávio Ferreira.
Do Admite-se/PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário