quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Reações da vacina antirrábica em cães e gatos no RN devem ser informadas ao MS

Devido às notificações de comportamentos adversos em cães e gatos que tomaram a vacina antirrábica durante a campanha deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) alerta a população sobre a importância de registrar qualquer evento adverso nos animais.

Para tanto, o Ministério da Saúde (MS) disponibiliza em seu site uma ficha de notificação para reconhecimento dos casos no Brasil. O formulário pode ser preenchido por qualquer pessoas ou instituição e deve informar características e sintomas dos animais, além de informações sobre a vacina utilizada.

Com a medida, o MS pretende garantir que a maior parte dos casos se torne de conhecimento das autoridades para que as devidas providências sejam tomadas.

Em todo Rio Grande do Norte já foram vacinados 134.385 cães e 47.538 gatos, totalizando 181.923 animais até esta quarta-feira (22).

“Os casos notificados no estado estão dentro do esperado, mas as pessoas precisam notificar todos os animais que tiverem alguma reação a vacina”, lembra Cíntia Higashi, técnica da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam) da Sesap.

O formulário online pode ser encontrado na página do Ministério da Saúde: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=4878

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Nenhum comentário: