quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Consumo de máquina de lavar roupa, computador e telefone são os que mais crescem no país

O número de moradias que possuem bens duráveis, como geladeira, telefone, fogão e televisão, tem aumentado a cada ano no Brasil. E os novos produtos que mais aparecem nas casas dos brasileiros são o telefone, o computador e a máquina de lavar roupa. As informações são da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), que foi divulgada nesta quarta-feira (8) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De 2004 a 2009, o total de domicílios com máquina de lavar roupa cresceu de 34,5% para 44,3%. Já as residências com algum tipo de telefone subiu de 65,4% para 84,3% e o número de casas que possuem computador mais que dobrou, passando de 16,3% para 34,7%. Todos os outros bens também aumentaram no período, mas com crescimento mais discreto.

Segundo o IBGE, o crescimento da telefonia foi impulsionado pelo mercado de telefones celulares. De 2008 para 2009, a porcentagem de residências que possuem somente o celular saltou de 37,6% para 41,2%. Isso quer dizer que, a cada dez moradias no Brasil, quatro dependem apenas do aparelho móvel para se comunicar. Em 2004, esse índice era de 16,5%.
R7

Um comentário:

PSTU disse...

Enquanto isso o povo continua sem educação de qualidade, sem saúde pública estatal, sem saneameto e tratamento das águas adequadas, sem segurança, sem, sem ,etc...Grande progresso esse não acha?