terça-feira, 24 de novembro de 2009

Rede de esgoto chega a pouco mais da metade do País

Estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Instituto Trata Brasil revela que o serviço de coleta chegou a 50,9% da população brasileira em 2008. Segundo o levantamento, serviços como coleta de lixo chega a 87% dos brasileiros e energia elétrica é fornecida a 98% dos lares do País. Os dados têm base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar do aumento na cobertura dos serviços, o Brasil dificilmente cumprirá a Meta do Milênio de acesso a saneamento básico estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Brasil é signatário. Segundo o documento, o País deve reduzir o déficit de saneamento à metade no período de 1990 a 2015, ou seja, o serviço precisaria chegar a cerca de 68% dos lares. "No atual ritmo, o Brasil levará 16 anos para cumprir a Meta do Milênio da ONU", estima o coordenador do Centro de Políticas Sociais da FGV, Marcelo Neri.
Ele destaca, no entanto, o avanço no acesso a redes de esgoto em 2007 e 2008, quando o déficit de pessoas sem serviço de coleta caiu 4,39% e 3,42%, respectivamente, as duas maiores reduções isoladas desde 1992.
AGÊNCIA ESTADO

Nenhum comentário: