O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) confirmou nesta segunda-feira (16) que o site foi invadido por um hacker na última quinta-feira (12), dois dias depois do apagão que afetou 18 Estados do país. O órgão negou que a ação tenha relação com o blecaute.Apesar de confirmar uma falha no sistema de segurança do site, o ONS negou que esse problema facilitava a ação de hackers no sistema elétrico brasileiro, conforme divulgado anteriormente. De acordo com o ONS, a falha era na área corporativa do portal e não no sistema operacional - que é conduzido por comando de voz e não por senha. O problema foi corrigido na sexta.
Ainda segundo informações, não há registro de tentativa de invasão no sistema operacional. O ONS negou que a vulnerabilidade da área corporativa do portal permitiria ataques por meio da internet.
De acordo com o ministério, o curto-circuito derrubou três linhas de alta tensão o que provocou o desligamento de Itaipu. Com a perda da usina binacional, outras usinas foram desligadas por questões de segurança.Na última sexta-feira, o diretor-geral ONS, Hermes Chipp, em entrevista à Agência Estado, disse que três descargas elétricas provenientes de raios, praticamente simultâneas, foram as causadoras do blecaute. "Cada linha recebeu uma descarga, praticamente simultânea", disse Chipp. "Foi uma ocorrência tripla, três descargas quase simultâneas. Algo de baixa probabilidade", completou.Na nota de hoje, o ministério voltou a ressaltar que no momento do blecaute a região de Itaberá (SP) sofria com chuva intensa, ventos fortes e descargas atmosféricas. Em entrevista coletiva realizada na última quarta-feira (11), o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, culpou as condições meteorológicas pelo apagão."Todos chegaram à conclusão que foram descargas atmosféricas, ventos e chuvas muito fortes na região de Itaberá (SP). Houve uma concentração desses fenômenos atmosféricos ali. O que provocou um curto circuito nos 3 circuitos que levam a Itaberá, que vêm de Itaipu", disse Lobão na entrevista.
UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário