sexta-feira, 9 de outubro de 2009

INAUGURAÇÃO DO CASARÃO

Sob o telhado encardido do Casarão da universidade, gerações de alunos, amigos e amantes fizeram ecoar palavras, sementes intensas que brotaram de vozes a declamar, aos quatro ventos, a paixão pela Poesia, pela Arte, pela Cultura.
Inspirados nas recordações dos tempos universitários, alguns amigos uniram-se em torno de um ideal: oferecer à cultura um cuidado de querências, fruto agridoce que nos mexe por dentro, inquietando-nos a ponto de negar qualquer cotidiano, toda a mediocridade que insiste em prevalecer sobre os paralelepípedos desta terra do algodão.
Na passagem do ano de 2006 a 2007, à luz de lamparinas, ao som de um rádio antigo, uma moça corta o dedo no Espaço Avoante de Cultura. Surgia a nossa primeira performance poética: "A Poesia quando chega não respeita nada". Como quem se assombra com os significados do mundo, a moça que corta o dedo vem ferindo desde então. Moça-poesia espalhando farpas e flores pelas veredas deste sertão.
O Casarão de Poesia nasceu consciente de sua caminhada entre cactos, estes bem menos cortantes que a palavra fornida de encanto, colhida bem no íntimo de nossa cultura. Durante quase três anos de existência, Currais Novos, o Seridó e o Rio Grande do Norte têm sido cenários mais que solenes para a construção deste lugar de inquietações. Arquitetando sonhos e fabricando novos horizontes, seguimos na certeza de que a força do alicerce, o abrigo do telhado e a extensão dos abraços amigos, oferecerão saborosa existência não somente ao Casarão, mas à Arte, à Cultura, à Vida.


DATA: 10 de outubro de 2009


LOCAL: Rua Lula Gomes, 409, Centro, Currais Novos/RN


HORÁRIO: a partir das 16h.


PROGRAMAÇÃO:* Grupo Casarão de Poesia * Grupo Caçuá de Mamulengos * Cordel do Pau Quebrado * Wescley J. Gama * Orquestra de Violões do Seridó Oriental * Grupo Brocoió *

Nenhum comentário: