sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Gripe suína mata mais de 4.700; OMS vê queda de contágio no Brasil

Folha Online
Pelo menos 4.735 pessoas morreram em decorrência da gripe suína --como é conhecida a gripe A (H1N1)-- desde a identificação da doença, no México, em abril passado, informou a OMS (Organização Mundial de Saúde) nesta sexta-feira. A América continua sendo a área mais afetada, com um total de 3.406 mortos, contra 962 na região Ásia-Pacífico.
O novo relatório revelou que a atividade do vírus cresceu na América do Norte e na Europa, nesta última, porém, em menores proporções. Nas áreas tropicais foi percebida transmissão mista, com aumento de casos em alguns países e queda em outros.
"Na região tropical da América, várias ilhas caribenhas registraram taxas ascendentes da doença, enquanto no Brasil, Costa Rica e outros países do continente as ocorrências continuam diminuindo", afirma.
A OMS ressaltou que, nas regiões temperadas do hemisfério Sul, foram detectadas poucas contaminações pelo vírus.
Segundo a OMS, os especialistas esperam fechar um ano de pandemia para tirar conclusões sobre a evolução e a gravidade do processo. "Não queremos fazer nenhuma conclusão antes de completar pelo menos um ano da pandemia", afirmou o porta-voz da OMS, Gregory Hartl, a jornalistas, ainda nesta sexta-feira.

Nenhum comentário: