segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Empresa do Enem é alvo em outra fraude

Integrante do consórcio contratado pelo MEC para organizar o Enem, a FunRio, fundação ligada à Universidade Federal do Estado do Rio, está envolvida em novas denúncias, desta vez no concurso da Polícia Rodoviária Federal. O MEC cancelou o contrato com o consórcio após o vazamento da prova do Enem.
O Ministério Público Federal pediu à Justiça a anulação do concurso, ainda não realizado, após descobrir que o edital permite que um candidato concorra a vagas em vários Estados com uma única prova, aumentando as chances de aprovação.
A brecha favorece concorrentes com poder aquisitivo para se inscrever em mais de um Estado ou que ganharam isenção de taxa. "Além da concorrência desleal de quem tem mais recursos, o edital permite a interpretação de que a fundação tentava lucrar indevidamente", disse o procurador da República Edson Abdon, responsável pelo caso.
Abdon descobriu 2.500 inscrições em multiplicidade, quando um mesmo candidato tentava vaga em ao menos dois Estados diferentes. Em um dos casos, um candidato fez 16 inscrições --gastou R$ 16 mil.

Nenhum comentário: