sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Em SP, 45% deixam de cumprimentar com a mão por medo de gripe suína, diz pesquisa

O surto de gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína, fez com que 67% dos paulistas mudassem seus hábitos de higiene e saúde, de acordo com pesquisa telefônica encomendada pelo Governo de São Paulo que ouviu 1.000 pessoas. Além disso, 45% dos entrevistados informou que não aperta mais a mão de outras pessoas para cumprimentá-las.
Mais sobre o vírus
Entre os novos procedimentos adotados estão: lavar as mãos mais frequentemente (84%), evitar aglomerações em locais fechados (72%) e usar álcool gel (50%).O medo da doença, no entanto, parece que passou. Metade dos ouvidos acredita que a epidemia de gripe em São Paulo já atingiu o ponto mais crítico e vai recuar a partir de agora, sendo que 38% das pessoas não têm medo da doença, 31% estão com pouco medo e 30%, com muito medo.
H1N1 já matou quase 3 milO vírus H1N1 já matou pelo menos 2.837 pessoas no mundo, mas não sofreu nenhuma mutação nem está provocando sintomas mais graves do que antes, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS).A agência da ONU está monitorando atentamente o vírus para detectar qualquer mutação que possa sinalizar um aumento da sua letalidade.

Nenhum comentário: