sábado, 26 de setembro de 2009

Campanha nacional alerta jovens para prevenção de gravidez na adolescência



Agência Brasil
A atendente Renata Faustino dos Santos tinha 15 anos quando engravidou. "Tive meu filho aos 16 anos e parei de estudar. Não posso dizer que foi por falta de informação, porque isto eu tinha até 'de monte'. Foi descuido mesmo", afirmou. Para conscientizar adolescentes em todo o país e no mundo sobre a gravidez precoce, foi criado há três anos o Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência, celebrado todo dia 26 de setembro.
No Brasil, a campanha Sua Vida, Sua Voz, promovida por diversas organizações não governamentais e sociedades médicas, será realizada em Belo Horizonte, em Curitiba, em Porto Alegre, em Salvador, em São Paulo e no Rio.
Em São Paulo, além de palestras educativas nas escolas públicas e particulares, cerca de 50 jovens fizeram na última quinta-feira (24) uma caminhada na avenida Paulista para distribuir panfletos com orientações sobre o assunto.
Segundo o chefe do Departamento de Ginecologia da Infância e da Adolescência da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), José Maria Soares, casos como o de Renata são os mais recorrentes: "Eles [os adolescentes] têm informação, só não têm formação. É preciso que os educadores estejam bem formados para falar sobre o assunto na escola e que os pais não transformem o sexo em tabu", defende.
De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, 20% dos partos realizados no país foram feitos em mulheres com idade até 19 anos. "O Ministério da Saúde não tem dados a respeito da segunda gravidez na adolescência, que também tem aumentado. As meninas engravidam de dois a três anos depois", afirmou.

Nenhum comentário: