quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Senadores recorrem ao STF contra arquivamento de investigações contra Sarney

Folha Online, em Brasília
Sete senadores recorreram nesta quinta-feira ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra o arquivamento no Conselho de Ética do Senado dos processos que envolvem o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). Os senadores ingressaram com mandado de segurança para pedir que o tribunal autorize o plenário do Senado a julgar o recurso contra o arquivamento --que foi arquivado pela segunda vice-presidente do Senado, Serys Slhessarenko (PT-MT).
O mandado é assinado por parte do grupo de 12 senadores --que apresentaram o recurso à Mesa Diretora do Senado contra o arquivamento. Ao negar o pedido dos senadores, Serys argumentou que a palavra final sobre os processos é do Conselho de Ética, sem a análise do plenário --o que motivou o novo recurso ao STF.
No texto encaminhado ao Supremo, os senadores pedem que o tribunal anule a decisão da Mesa Diretora do Senado, assinada por Serys, além de permitir que o plenário da Casa julgue o recurso.
"O recurso visa permitir ao plenário do Senado manifestar-se acerca das decisões do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado e de seu Presidente, que ordenaram o arquivamento de representações e denúncias propostas contra o senador José Sarney", diz o mandado.

Nenhum comentário: