terça-feira, 12 de agosto de 2008
Anvisa quer limitar número de cirurgias com câmeras
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer limitar o número de equipamentos e de procedimentos cirúrgicos diários, especialmente os que usam pequenas câmeras de vídeo que são introduzidas no paciente. A medida deve ser adotada em todos os serviços de saúde do País para reduzir o número de infecções pós-cirúrgicas por Micobactéria de Crescimento Rápido (MCR). Esse tipo de bactéria está relacionada a problemas na limpeza dos instrumentos e aparelhos utilizados em cirurgias. Segundo a Agência Brasil, a Anvisa informou que, ao fiscalizar os serviços de saúde, descobriu que essa aparelhagem vinha sendo apenas desinfetada - procedimento que dura em torno de 30 minutos - e não esterilizada - procedimento recomendado e que dura cerca de 10 horas."O que percebemos é que onde tem sido aplicado procedimentos de esterilização, de forma correta e completa, não há problemas. E onde ocorreram casos e o serviço de saúde passou a adotar os procedimentos de esterilização não houve reincidência", explica a diretora-adjunta da Anvisa, Beatriz Macdowell Soares.(DNONLINE)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário